Fondues…

Já que estamos na estação das Fondues… então, vamos falar um pouco delas…

A Fondue tem origem na Suíça. Durante os longos meses de inverno, os habitantes dos vilarejos ficavam isolados e lhes restavam somente queijo, vinho branco e pão para a alimentação.  À medida que o queijo ia ficando seco, o colocavam numa panela grossa – chamada ‘caquelon’ – junto com o vinho, para que fosse derretendo devagar e evitando que ficasse pegajoso e fibroso. Desta forma, comiam mergulhando pedaços de pão no queijo derretido, obtendo uma refeição barata, mas substancial.

A palavra fondue deriva do francês “fondre” que significa fundir. Derivando então, para a forma errônea fondue Bourguignonne (de carne) – errônea pois, na verdade, não se pode ‘fundir a carne’.  O nome correto seria “Friture à la Bourguignonne”, que acabou tendo performances no mundo inteiro.  A partir daí, surgiram as mais diversas maneiras de se preparar um ‘fondue’.

Hoje não pretendo falar das tradicionais Fondues de Queijo e de Carne… A novidade fica por conta da Fondue Vegetariana!   Na receita, bolinhas de massa de aipim recheadas com cubos de legumes são cozidas em consomé e servidas com três deliciosos molhos: Choron (molho holandês misturado com purê de tomate), Gengibre (gengibre ralado misturado com creme chantily) e o de Cebola com cerveja preta.  Como acompanhamento, é servida uma batata roesti (sem bacon, é claro)!

Fondue Vegetariana - Casa da Suíça

Amanhã darei outras opções interessantes e mais saudáveis de Fondues.  É só aguardar um pouquinho mais…

Anúncios
Explore posts in the same categories: Menu Tradicional

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: